Padde

PLANO DE ACÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DIGITAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALFENA (2021-2023)

Missão

De acordo com a visão do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Alfena (AEA), o Plano de Desenvolvimento Digital do Agrupamento (PADDE) foi delineado de forma a prestar à comunidade um serviço de qualidade: uma Escola inclusiva, que eduque para a cidadania e que promova práticas pedagógicas inovadoras com recurso ao digital. Neste sentido, tornou-se crucial desenvolver um conjunto de atividades que envolvessem e corresponsabilizassem toda a comunidade educativa. Foram já várias as atividades colocadas em prática, salientando-se, de seguida, algumas delas.

 

Projeto PADDE – Agrupamento de Escolas Alfena Consultar

 

Relatório de Monitorização e Avaliação (21/22) Propostas de Reformulação Consultar

 

Relatório avaliação PADDE (AEA) 2022_2023 Consultar

Dimensão Tecnológica e digital

O Agrupamento de Escolas de Alfena conta com um serviço de e-mail institucional que garante uma conta de correio eletrónico a todos alunos, docentes e pessoal não docente, integrando, também, as ferramentas Google Workspace. De forma a otimizar a comunicação foram criados grupos de endereços eletrónicos.

Dimensão Pedagógica

Classroom

De forma a promover rotinas de partilha digital, todos os docentes criaram, para as suas turmas, salas no “Classroom” que, posteriormente, foram partilhadas com os seus alunos. Estas “salas” são, sem dúvida, um espaço para o repositório de material didático e promotor das aprendizagens, bem como um meio de comunicação eficaz entre o professor e os alunos. A criação de salas no Classroom para os diferentes grupos/equipas pedagógicas educativas, também se tornou uma prática corrente no agrupamento, promovendo organização e partilha de material/documentos entre os docentes.

Repositório global de recursos digitais

Com o intuito de se elaborar um repositório global de recursos digitais do Agrupamento, a equipa PADDE criou, um espaço virtual próprio. Este repositório, seccionado por departamentos, por grupos disciplinares e por níveis e anos de ensino, segue uma organização comum e sistematizada, estando disponível, para consulta, a todos os docentes do agrupamento.

Mês Europeu da Cibersegurança

Durante o mês de outubro, “Mês Europeu da Cibersegurança”, o grupo disciplinar de Informática dedicou parte das suas aulas à sensibilização para a adoção de comportamentos adequados por forma a prevenir os riscos inerentes à navegação online. Também no âmbito do Plano de Prevenção/Intervenção na Indisciplina, foram promovidas, pela equipa do próprio plano e pelo Serviço de Psicologia e Orientação, em parceria com a Escola Segura, sessões de sensibilização para uma navegação responsável na internet. O público-alvo foram os alunos de 8.º e 9.ºanos. No próximo semestre, pretende-se promover estas sessões aos outros níveis de ensino.

Dimensão Organizacional

Ferramentas digitais inovadoras

No início do presente ano letivo, no âmbito “VII Jornadas Pedagógicas” do Agrupamento”, promoveu-se a disseminação das aprendizagens obtidas com a formação em mobilidade Erasmus+ no curso “Innovative approaches to teaching”. A equipa de docentes que esteve em mobilidade criou um conjunto de dinâmicas destinadas a todos os docentes promovendo a divulgação de algumas ferramentas digitais inovadoras, úteis para o contexto de sala de aula e que promovem aprendizagens significativas.

Ainda no âmbito do projeto Erasmus+, durante este primeiro semestre, decorreram duas mobilidades: uma à Irlanda, “The Irish Education System: Study Visits in Dublin”(setembro) e outra a Praga,”Special Needs Children” (novembro). Com o propósito de divulgar, a todo o corpo docente, as aprendizagens resultantes das referidas formações, as equipas em mobilidade organizaram, no dia 10 de janeiro, duas sessões online. Nestas sessões foram partilhados, entre outras aprendizagens, alguns recursos digitais inovadores que, posteriormente, serão objeto de trabalho e de exploração em ações de curta duração a agendar.

Sessões de divulgação e de partilha de conhecimentos e aplicação do digital no processo ensino-aprendizagem

Em novembro, organizaram-se as equipas de líderes digitais entre os docentes, com o intuito de promover, num futuro próximo, sessões de divulgação e de partilha de conhecimentos e aplicação do digital no processo ensino-aprendizagem. Estas equipas entrarão em ação nas reuniões de equipas educativas de ano, agendadas para os dias 1 de fevereiro, 1 de março e 8 de março. Nestas sessões formais serão explorados alguns recursos digitais, considerados mais pertinentes e eficazes, tais como: Thinglink, Quizizz, Kahoot, Nearpod, Genially, rubricas no Classroom, Google Workspace, Edform, Formative, Sharepoint, Padlet, Canva, LearningApps, Vevox, Wakelet, Mozaik Education, Gizmos, etc.

Dimensão Tecnológica e digital

Dando continuidade à promoção e ao desenvolvimento das competências digitais dos docentes, a coordenadora da Área da Formação do Agrupamento (AEA) tem desempenhado um papel fudamental na divulgação, sempre atualizada, de ações/cursos de formação nesta área do digital, promovidas pelo Centro de Formação Sebastião da Gama.

Realça-se que desde a implementação do PADDE do agrupamento, cerca de 80%-90% do corpo docente, procurou melhorar as suas competências digitais, frequentando ações de formação de capacitação digital níveis 1, 2 e 3. Espera-se que os docentes continuem a inscreverem-se nestas ações de formação, bem como noutras, que contribuam para a literacia digital do corpo docente.

Selo Escola eTwinning

Face ao envolvimento do Agrupamento de Escolas de Alfena no projeto Erasmus+, a equipa de Desenvolvimento Digital, em parceria com a coordenadora de Projetos Internacionais, encontra-se a analisar as condições necessárias para a candidatura à obtenção do Selo Escola eTwinning, permitindo que o agrupamento possa ser reconhecido como um ponto de referência para a sua comunidade local e um modelo para outras escolas europeias. Este projeto eTwinning tem como objetivo base a criação de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Conclusão

Em suma, o Plano de Ação de Desenvolvimento Digital do Agrupamento de Escolas de Alfena encontra-se ativo e dinâmico, procurando-se cumprir as atividades inicialmente propostas, indo ao encontro dos objetivos e das metas delineadas no Plano de Desenvolvimento Digital definido para o agrupamento.